quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

As Cronicas de Nárnia: porque gostar tanto do filme

Bem, que todo mundo ja ouviu falar do filme é muita verdade, mas que há um significado por trás de toda fantasia, magia e imaginação notórias nos dois ultimos longas também não poderia deixar de ser descrito aqui. Eu já garanti minha ida ao cine ver o terceiro filme das Cronicas: A Viagem do Peregrino da Alvorada(o trailer mara do filme voce confere aqui http://youtube.com/watch?v=n_LEngEe2IA&feature=related). Até meus pais acharam os contos de C.S Lewis instigantes e dms!A primeira gravação foi As Cronicas de Narnia: O Leao, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e foi há 6 anos atrás! O segundo, Principe Caspian é um pouco mais recente, há tres anos. A revsita Atrevida fez uma entrevista super legal com os atores protagonistas do filme Georgie Henley ( Lucia) e Skandar Keynes ( Edmundo), que contam como foi a experiencia de gravar Nárnia e seus planos para o futuro, e que por enquanto, esse terceiro filme será o ultimo da serie(a gente torce para que não seja, né?) a entrevista completa voce confere aqui (http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/196/bate-papo-com-o-elenco-de-narnia-a-atre-conversou-193529-1.asp). 
Gente, olha como a Georgie Henley era pequenininha e agora como ela está! (1a foto com 9 anos, e agora com 15).
 


história: como tudo começou

Escrita pelo irlandês Clive Staples Lewis - C. S. Lewis (1898-1963) entre os anos de 1950 a 1956. Era cristão anglicano, professor na tradicional universidade de Oxford, Inglaterra e expunha suas ideias por radio e livros. Nas palavras de Christopher Mitchel, diretor do Wade Center, onde estão muitos dos escritos de Lewis, o autor “tinha um rara capacidade para dar uma forma imaginativa à doutrina cristã” e fazia isso com clareza, tanto que As Cronicas foram feitas focadas para o universo infantil, mas que atraem bons leitores jovens e adultos como eu (haha) .
 A sequencia de publicação das sete cronicas são: : “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, “O Príncipe Caspian”, “A Viagem do Caminheiro da Alvorada”, “O Trono de Prata”, “O Menino e o Cavalo”, “O Sobrinho do Mágico” e “A Última Batalha”.
 O Leão Aslan, Rei de Nárnia, pode ser comparado ao próprio Jesus Cristo, que assim como no filme deu a vida por nós humanos, uma raça traidora e pecadora (Aslan dá a vida por Edmundo, que o trai, para que este não morra como diz a tradição). A Feiticeira Branca é comparada a satanás, astuto, e que pretende matar os seres humanos e reinar sobre a Terra ( ''Nárnia''). O fauno Tumnus, do primeiro filme, faz uma alusão a profetas que conduziram os seres humanos ao caminho que leva a Deus, como João Batista, Ezequiel, Isaias e etc. Edmundo, que se alia a Feiticeira Branca, é comparado a nós mesmos, seres humanos corruptíveis pelo pecado, e facilmente seduzidos e enganados pelo mal, como aconteceu a ele, e foi necessário ser derramado o sangue de um inocente (Jesus- Aslan) para que o menino não morresse e que Narnia não fosse dominada pelo mal para sempre. Há alguma semelhança entre o conto de C.S. Lewis e a Bíblia? Logicamente. Foi esse o intuito do autor, levar o Evangelho através da imaginação, fantasia, criando um ambiente de fácil compreensão para todos nós. Os armamentos que os portagonistas Lucia, Susana, Pedro e Edmundo recebem são como os de Efésios 6, concedidos pelo Espírito Santo de Deus. Os servos da Feiticeira se assemelham com demonios, enquanto os de Aslan, com os anjos guerreiros tão citados nas Escrituras. O livro da profecia é a propria Palavra de Deus, e a magia Profunda são os planos e propósitos do Criador.



Créditos das fotos: http://cadu.cfn.blog.br/ , http://meionorte.com.br/
**Texto de minha autoria *)
Espero que tenham gostado e não deixem de assistir e comentar; bjao da Ana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?