quarta-feira, 21 de março de 2012

90 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil

Oi pessoal!


Esse ano comemoramos os 90 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil, em que rompeu-se definitivamente com o estilo acadêmico, e na Literatura, rompeu com o Parnasianismo (baseado na  beleza formal e estrutura métrica), dando mais liberdade aos artistas.


Abaporu, de Tarsila do Amaral
Um fato curioso a ser citado é que Monteiro Lobato criticou Anita Malfatti ( uma das representantes do Modernismo) e suas telas.


Mas, o que foi a Semana de Arte Moderna?


A definição breve do site Antena Uol é muito boa e você pode ler na íntegra o artigo com a explanção de alguns pontos e opiniões do professor Denis Molino (Masp), clicando aqui. A seguir, um trecho do artigo:



"A ruptura com o academicismo nas artes plásticas e a substituição do hendecassílabo pelo verso livre foram algumas das bandeiras da Semana de Arte Moderna, evento cultural realizado em São Paulo e que propiciou a renovação cultural do modernismo brasileiro.

'Foi um grito de guerra', disse à Agência Efe o professor e decorador assistente do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Denis Molino, para ilustrar o significado que teve a Semana como revolução na cultura brasileira. (...) A Semana de Arte Moderna foi um acontecimento realizado nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, transformado no palco de conferências, recitais de música e poemas, na qual participou um grupo de artistas que se rebelavam contra a forma fixa e os cânones estéticos do século XIX, imperantes na arte do Brasil.



(...) Inspirados em um espírito iconoclasta, os modernistas brasileiros bebem das vanguardas europeias como o Dadaísmo, o Futurismo e o Cubismo, mas com uma releitura tropical, em busca de um relato propriamente brasileiro e da construção de identidade."




O site Uol Educação preparou um excelente slide com imagens que contam a história da Semana de Arte Moderna. Você pode ver clicando aqui.




O site Tarsila do Amaral contém informações e obras da artista.
O blog Livre Pensar fala mais sobre Anita Malfatti e a crítica de Monteiro Lobato.
Não deixe de conhecer.

Minha esperança é de que neste ano, o brasileiro de conscientize da importância de conhecer sua própria história, suas origens, as lutas, as telas, músicas, poesias, prosas e todo tipo de arte que fizeram nosso país crescer culturalmente, politicamente, socialmente e moralmente.


Até a próxima,
com amor em Cristo, Ana :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?