quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quer organizar um Grêmio Estudantil e não sabe por onde começar? Eu te explico!

Olá pessoal!

No ano passado fui presidente do Grêmio Estudantil da escola onde estudo, o Fênix Colégio e Cursos, durante alguns meses. E junto à algumas experiências acumuladas das Conferências do Direito da Criança e Adolescente e reuniões no Conselho Municipal dos DCA coloco à disposição de vocês dicas pra quem quer organizar uma "chapa" ou um Grêmio Estudantil. 

Você pode também fazer o download da Cartilha para Grêmios do Instituto Sou da Paz clicando aqui e o Caderno Grêmio em Forma clicando aqui (esses links são da minha página no site 4Shared, portanto, são confiáveis).

Também criamos um blog, Papo Fênix, com a tutoria do prof. Edilson "Lula", clique aqui .


Aqui vão as Dicas: 


  • Definir Funções
Coordenador Geral (Presidente), Diretores, Conselho Fiscal, Secretário, etc.

  • Escolher o nome da chapa
Algo criativo, que envolva os alunos, diferente, mas com bom senso e sentido.

  • Convocar a todos para colaborar com o grêmio (democracia!), e aumentar o círculo de amizades (de forma contínua e verdadeira).

  • Criar, e fazer a manutenção, de uma conta no Facebook para a chapa, e se esta vencer, usá-la para o Grêmio.

  • Elaborar propostas de atuação convincentes e que sejam possíveis de se realizar. (De preferência poucas, mas que tenham certa continuidade. Ex. clube de teatro, campanha de reciclagem, embelezamento da escola, etc)

  • Reunir o grupo que deseja participar da chapa para reuniões a tarde, convocando também os demais alunos da escola, para que eles se sintam inseridos, e também criem vínculos conosco, e assim, ganharmos votos.

  • Imprimir a Cartilha Grêmio em Forma, e usá-la em nossas reuniões. Lembrando que as reuniões não devem ser fechadas ao nosso grupo, por isso, a preferência é de que elas sejam na escola. (Lembrem-se: vínculos = democracia = boas relações = votos).

É importante que as reuniões abertas continuem durante todo o ano.

·       Legalização do Grêmio Estudantil – na Cartilha, há modelos de atas de reunião (registro do que se foi falado na reunião, e quem faz isso é o secretário, que precisa ser bom em redação e articulação de ideias), e estatuto do grêmio, e como governar as despesas e o caixa do grêmio.

·       O Facebook do Grêmio deve ter atualizações diárias (lembrando que o Face será do Grêmio, portanto, terá que ter coisas relacionados a ele). É importante perguntar aos alunos, via internet, o que eles pensam, o que eles querem, quais as mudanças eles querem que aconteça, e o que eles não querem que aconteça.

Frases como “Vamos fazer acontecer!”, “Esse ano é a nossa vez!”, “Você terá voz na escola!” motivam o aluno a querer participar do que o Grêmio fará e a votar na chapa também.

  • Lembrando que o mais importante não são votos, ou algum tipo de “poder”, mas sim a democracia, e a participação efetiva dos estudantes na escola, para torná-la melhor! J

Ana Laura Maziero
Delegada Adolescente dos Direitos da Criança e Adolescente pelo Estado de SP




Espero poder ter ajudado!
Gostou? Tem alguma pergunta? Comente abaixo! ;)

Much love
Ana ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?