terça-feira, 18 de junho de 2013

De olho na Copa, de olho no Brasil

Saiu no portal da BBC Brasil uma matéria muito interessante a respeito do Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, intitulada "Atrasos e obras canceladas reduzem legado da Copa em transporte".

Selecionei aqui alguns trechos. É essencial que você, como brasileiro, leia isso, e forme um opinião crítica a respeito, e não se torne indiferente, mas saiba agir com os recursos que você tem como cidadão (não apenas manifestações).


"Pelo Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União, a BBC Brasil conferiu o andamento de todos os investimentos em transporte público da Matriz de Responsabilidades, documento que define o papel de governos e entidades privadas na execução de obras para a Copa. Obras na matriz podem ser contratadas por regime diferenciado, mais ágil que o habitual, e pagar menos tributos. (...)

Em São Paulo, Brasília, Salvador e Manaus, à exceção de melhorias em sistemas já existentes ou em obras no entorno dos novos estádios, todos os demais investimentos diretos em transporte público previstos para o evento foram retirados da matriz. E em Natal, nenhum dos quatro projetos de mobilidade urbana da matriz se refere a ações diretamente voltadas ao transporte público, mas sim a obras viárias, como a ampliação de avenidas. (...)

As cidades brasileiras afirmam que, apesar da exclusão dos projetos da matriz, estão executando outras obras que melhorarão o transporte público durante e após o evento esportivo.

O Ministério do Esporte disse em nota à BBC Brasil que a Copa está possibilitando ao país antecipar obras que já estavam previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que os investimentos essenciais para o evento serão realizados.

Afirmou, ainda, que as obras retiradas da matriz representam parte minoritária dos projetos. 'Algumas obras saíram da Matriz de Responsabilidade porque os responsáveis pela execução concluíram que não ficariam prontas a tempo da realização do Mundial. Mas elas ainda serão executadas dentro do PAC e serão concluídas após a Copa.' " 

Confira na íntegra clicando aqui

Cabe à nós, brasileiros, fiscalizar e nos posicionarmos quanto à isso, de maneira cidadã.
Não podemos nos esquecer disso, principalmente em época de eleição, entre outras.

Abraços,
Ana ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?