As mulheres quase sempre foram retratadas em obras literárias brasileiras. Mas foi a partir do Modernismo, cujo marco encontra-se em 1922, que elas passaram a ter vez e voz.
E começaram bem. Bem criticadas. Lembremo-nos de Anita Malfatti e Lobato. O novo jeito de se fazer arte assustou o sóbrio escritor e fazendeiro, como era de se esperar.
Se antes elas eram objeto de desejo de pastores árcades ou homens melancólicos e "sem atitude", ou até mesmo tinham suas ações comparadas a de animais, como a Rita Baiana de Aluísio Azevedo, em O Cortiço; no movimento modernista elas assumem uma postura diferenciada.
Veja a poetisa Leila Míccolis, no poema "Em Órbita":
E começaram bem. Bem criticadas. Lembremo-nos de Anita Malfatti e Lobato. O novo jeito de se fazer arte assustou o sóbrio escritor e fazendeiro, como era de se esperar.
Se antes elas eram objeto de desejo de pastores árcades ou homens melancólicos e "sem atitude", ou até mesmo tinham suas ações comparadas a de animais, como a Rita Baiana de Aluísio Azevedo, em O Cortiço; no movimento modernista elas assumem uma postura diferenciada.
Veja a poetisa Leila Míccolis, no poema "Em Órbita":
"Com você
quero todas as intimidades de um amor escandalosamente carnudo,
sobretudo imperfeito (...)
quero todas as intimidades de um amor escandalosamente carnudo,
sobretudo imperfeito (...)
Com você
quero um amor que não precisem devassar
porque é claro e transparente;
daí ameaçar a tanta gente
pesada,
que não sabe flutuar
nem libertar-se da seriedade (...)"
quero um amor que não precisem devassar
porque é claro e transparente;
daí ameaçar a tanta gente
pesada,
que não sabe flutuar
nem libertar-se da seriedade (...)"
O amor carnal passa a não ser mais motivo de vergonha. A mulher também não se torna vulgarizada, pelo contrário, ela é quem decide o tipo de amor que deseja ter e seus limites (circunscritos no bom senso, claro). Aliás, ela não é mais tão frágil e suscetível a tantos devaneios como a Luísa, de O Primo Basílio.
Tal mulher representada passa a criticar o gênero, de forma a sacudi-lo, chamando sua atenção à realidade em seu entorno, satirizando costumes machistas, como vemos num poema sem título presente na coletânea "Navalhanaliga", de Alice Ruiz.
Tal mulher representada passa a criticar o gênero, de forma a sacudi-lo, chamando sua atenção à realidade em seu entorno, satirizando costumes machistas, como vemos num poema sem título presente na coletânea "Navalhanaliga", de Alice Ruiz.
"Lá ia eu
toda exposta
àquele olhar
de garfo e faca
vendo
a mesa posta
minhas postas em fatias
ouvindo dos convivas
piadas macarrônicas."
toda exposta
àquele olhar
de garfo e faca
vendo
a mesa posta
minhas postas em fatias
ouvindo dos convivas
piadas macarrônicas."
Ela também questiona seu local e papel no contexto social, como no poema "Com licença poética", de Adélia Prado, o qual faz referência ao "Poema de Sete Faces", de seu conterrâneo mineiro Carlos Drummond de Andrade.
"Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. (...)
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou."
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. (...)
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou."
Seria impossível aqui descrever todas as célebres mulheres brasileiras que cotidianamente deixam seu legado na imensidão do papel. Todavia você, mulher brasileira, nascida ou não como mulher, pode orgulhar-se de ter Cecília Meireles, Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, entre tantas outras, transformando suas emoções e opiniões em palavras escritas - muito bem escritas.
Pra colocar na sua playlist:
Ouça "Betty", da cantora folk neozelandesa Brooke Fraser.
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Até mais! :*
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